Centro Lions da Visão

 

O Lions Clube Rio de Janeiro – Ilha do Governador lançou em sua sede (Estrada do Galeão, 3.000, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro), o Projeto do “Centro Lions da Visão.

Após diversos estudos ficou definido que o referido Centro contará com a participação de diversos Clubes de Lions do Distrito LC 1 que, dentro de um sistema consorciado, desenvolverá ações no campo da visão. Já aprovaram sua participação os Lions Clubes Duque de Caxias, Lions Clube São João de Meriti e Lions Clube de Teresópolis, além dos seguintes Clubes da cidade do Rio de Janeiro: Gávea, Guaratiba, Maracanã, Fluminense, Arnaldo Guinle e Taquara.

O Centro terá inicialmente uma unidade de ensino voltada para produção de material didático e desenvolvimento de sistemas de aprendizagem. Seguirá as linhas gerais da “The Hadley School for the Blind” (Escola Hadley para Cegos) http://www.hadley.edu, que começou a oferecer cursos por correspondência em 1920 e é agora uma provedora de aprendizagem a distância para pessoas com cegueira e baixa visão, e possui um número crescente de cursos on-line.

No Brasil esse trabalho foi iniciado por intermédio da Escola Hadley para Cegos. As primeiras atividades foram em 1968 através da Fundação Lions do Distrito LC 2, em São Paulo. Em maio de 2013, mediante um acordo operacional, a Fundação transferiu o projeto para o Lions Clube Rio de Janeiro – Ilha do Governador.

Numa primeira fase serão atendidas famílias de pessoas cegas e com baixa visão, através de cursos de natureza prática.

Por intermédio do Centro, os matriculados receberão o material em sua casa, através dos correios ou por meio eletrônico, permitindo que estudem a onde e quando for possível. Sua missão é a de promover a vida independente através de educação a distância por toda a vida, incluindo programas educativos para pessoas com cegueira ou baixa visão, suas famílias e pessoas que envolvidas com as causas sociais.

Um novo projeto pedagógico, contendo todos os programas, está sendo desenvolvido e será disponibilizado em breve, observando as diretrizes de Lions Clubs International http://www.lionsclubs.org

Em breve estarão disponíveis no site http://www.lionsilha.org.br as orientações completas sobre as atividades, bem como acerca das formas de participação de voluntários e outras organizações.

Estão previstas outras atividades dentro da área da visão.

Maiores informações sobre o Centro poderão ser obtidas, nesse momento, através do e-mail lionsilha@lionsilha.org.br