We reccomend flash templates .

 

 

Síntese histórica e atividades

 

 

Um pouco de história

 

O Lions Clube Rio de Janeiro – Ilha do Governador foi fundado em 28 de junho de 1965, tendo como padrinho o Lions Clube Rio de Janeiro – Vila Isabel.

 

Seu primeiro presidente foi o CL João Henrique de Oliveira e Silva, que contou com a colaboração de cerca de 25 associados, dentre eles o CL Antonio Carlos de Siqueira Almeira e sua DM. Nadir Machado de Almeida, que tornaram-se os grandes líderes do Clube ao longo dos anos.

 

Durante os primeiros anos suas atividades eram realizadas no Iate Clube Guanabara e depois Iate Clube Jardim Guanabara.

 

A partir do ano de 1984 o Clube passou a contar com um novo grupo de associados que mantêm até hoje uma base de sustentação das atividades comunitárias.

 

Em 12 de setembro de 1992 foi inaugurada sua sede própria passando todas as atividades a serem realizadas no seu centro comunitário.

 

 

Atividades do Lions Ilha

 

O Lions Ilha utiliza as redes sociais para difusão de suas atividades.   Concentra as informações em sua página eletrônica oficial (www.lionsilha.org.br) onde podem ser vistas fotos, inclusive de sua sede. Também possui sua página no Facebook (www.facebook.com/LionsIlha/)

 

 

Ilha do Governador como porta de entrada do Rio de Janeiro

 

Considerando que o Aeroporto Internacional Tom Jobim é a porta de entrada de pessoas de todo o mundo o Lions Ilha já realizou diversas atividades no mesmo, inclusive sendo o clube que normalmente recepciona os dirigentes internacionais de Lions.

Há um projeto em  fase de consolidação de afixação em local de destaque da placa de boas vindas.  A mesma já foi entregue à Administração do Aeroporto.

 

http://www.lionsilha.org.br/bem-vindo/ 

 

 

Projeção junto à Lions Internacional

 

Considerando suas atividadades na área da visão foi o primeiro Clube do então Distrito LC 1 a realizar o primeiro projeto “Sight Frist” (Visão em Primeiro Lugar), tendo recebido recursos de Lions Internacional para fazer centenas de cataratas.

Em 17 de fevereiro de 1993 recebeu, pela primeira vez, um Presidente Internacional (CL Pino Grimaldi).    Posteriormente recebeu mais cinco Presidentes Internacionais, além de Diretores e ex-Diretores Internacionais, Presidentes do Conselho Nacional de Governadores, Governadores e um número incontável de dirigentes leonísticos.

 

 

Iniciativas duradouras

 

O Lions Ilha idealizou diversas atividades que posteriormente foram projetadas para o Distrito.   Dentre elas os Prêmios Lions de Educação e posteriormente o de Cultura (http://lionsilha.org.br/premiolions.htm)

 

Além da atuação na área de educação, cultura, saúde e meio ambiente presta com regularidade assistência social a pessoas da comunidade insulana e adjacências.

Colabora continuamente com entidades locais, tais como a Casa do Indio, que resgata silvícolas e lhes dá assistência ao longo de suas vidas.

 

Em sua sede há espaços para projetos educacionais e outros assistenciais.

 

Área geográfica de atuação

 

A área geográfica do Lions Ilha, conforme consta de seu estatuto, é a Ilha do Governador e a Ilha do Fundão, onde situa-se a Cidade Universitária e sede da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Apoio às atividades do Distrito

 

O Clube sempre colaborou em atividades de outros Clubes desenvolvidos por intermédio do Distrito LC 1.

Sediou uma Convenção Extraordinária do Distrito, várias Reuniões do Gabinete (antigos Conselhos Distritais), Comitês Consultivos e atividades sociais.

Muitos associados vinculados exercem cargos de dirigentes do Distrito (governadores, coordenadores de região e de divisão e assessores), Fundação Armando Fajardo de Lions Clubes, Academia de Letras, Artes e Ciências dos Lions Clubes, Academia Brasileira de Cultura Leonística e Associação dos Governadores dos Distritos Múltiplo L.

 

Articulação com instituições e empresas públicas

 

Objetivando realizar suas atividades o Clube mantêm articulação com as instituições de ensino de educação básica e superior, hospitais, órgãos públicos, unidades militares, empresas públicas (como a SuperVia), estabelecimentos de assistência a menores infratores e outras. 

 

Irmanação e atuação internacional

 

O Lions Ilha é irmanado com o Lions Lisboa Mater, promovendo periodicamente encontros virtuais e presenciais.

Diversos associados participam, com frequencia, de Convenções Internacionais, Fórum Leonístico das Américas (FOLAC) e Fórum dos Países de Língua Portuguesa.

 

Pioneirismo nos eventos virtuais

 

O Lions Ilha foi o primeiro do Distrito LC 1 e um dos primeiros do Brasil a realizar assembléias, fóruns e reuniões virtuais.  Em 2018 promoveu sua primeira assembleia virtual (www.lionsilha.org.br/assembleiavirtual.htm) comemorativa da entrega de sua carta constitutiva.

 

Atividades em seu Centro Comunitário

 

A sede do Lions Ilha transformou-se num centro comunitário e, além de sediar algumas entidades em carater temporário ou permanente (como associação de motociclistas, que presta uma grande colaboração na arrecadação e distribuição de ajudas humanitárias);

 

Atividades na comunidade

 

Inúmeras atividades externas são realizadas na comunidade insulana, como feiras de saúde e de assistência social.  Uma de suas atividades foi o reconhecimento de personalidades insulanas (http://www.lionsilha.org.br/personalidade.htm)    No inicio de cada gestão são definidas as atividades do período.

 

Algumas campanhas

 

Além da campanha de ajuda à familia com distrituição de alimentos (vide site www.lionsilha.org.br) outras campanhas se destacam:

 

- Voluntários -

www.lionsilha.org.br/voluntarios.htm

 

- Agasalhos -

www.lionsilha.org.br/campanha.htm

 

- Doação de órgãos -

 http://www.lionsilha.org.br/doeorgaos.htm

 

 

Integração dos associados

 

Não obstante a existência de uma sede dotada de um significativo acervo os associados do Lions Ilha representam o principal patrimônio do Clube.   A atuação integrada faz com que exista uma grande família unida dentro dos princípios da harmonia para que existam as realizações.

 

(maio de 2020)